O que faz uma rádio comunitária?!

O que é uma rádio comunitária

A Rádio comunitária é uma rádio que por lei federal opera num raio de um quilometro na frequência de 104.9 sempre em FM no mínimo 12 e máximo 25 Mhz, dentro da comunidade em que habita a rádio. Todos os participantes são voluntários.

 Uma Rádio não pode fazer nenhum tipo de 'propaganda publicitária (comercial)', só é permitido 'apoio cultural' de estabelecimentos que também fazem parte daquela comunidade.

 Uma rádio comunitária, foi criada para fornecer cultura, informação, lazer e ajudar no crescimento de sua comunidade e/ou cidade, oferecendo para seus ouvintes o que eles precisam.

Contatos:
www.luzradiotv.webnode.com/contato




 


Obrigado, atenciosamente, equipe Rádio Sant'Ana FM Roseira. 

Especial

Foi feita uma enquete no programa Roseira Entretenimento pelas ondas da Rádio Sant'Ana FM e pela página deste programa no facebook @RoseiraEntretenimento abordando o tema rádio comunitária, e ficará aqui para que todos possam acompanhar e saber a importância de uma rádio comunitária, e principalmente, como funciona nossa Rádio com o termo 'voluntário' e também nosso trabalho de equipe.


ENQUETE

Qual a importância de uma radio comunitária na sua cidade?

A importância de uma radio comunitária na cidade é trazer informação e cultura para a comunidade. É o lugar onde a voz do povo realmente tem força e valor.

Aqui o objetivo é colaborar com o desenvolvimento cultural da cidade. Mesmo que o serviço seja de voluntários a Radio comunitária deve ser levada a serio já que segue transmites legal e é matriculada pela ANATEL como instituição cultural sem fins lucrativos.

A radio difusora comunitária por lei nacional deve ter sua freqüência de no mínimo 12 mega-hertz e máximo de 25 mega-hertz. A nossa radio iniciou com 12 e atualmente tem 25. Como todo radio difusor comunitário operamos em FM.

Uma rádio comunitária por lei não deve nunca dar prioridades para entidades políticas e nem religiosas, e deve seguir normas de ética e educação para assim contribuir com o real desenvolvimento de sua comunidade oferecendo matérias e informações verdadeiras que de preferência seja de interesse publico.

Uma radio comunitária não pode ter comerciais ou algo do tipo que ofereça algum pagamento em troca do serviço, o que é permitido e bem diferente são os apoios culturais, são parecidos em parte com comerciais porem o ''apoio cultural'' deve ser de entidades que se situam dentro da comunidade [cidade] onde se situa a radio difusora [dentro da área dos 25 mega-hertz], e essas entidades contribuem com uma mensalidade financeira para ajudar a radio se manter enquanto a radio divulga o trabalho destas entidades parceiras em 'chamadas' de apoios culturais que levam de trinta a sessenta segundos em gravação e pode ser repetidas ao decorrer do dia enquanto ambas as instituições manter seus vínculos validos. Seguindo estas normas entende-se a diferença entre comercial e apoio cultural, não se pode fazer chamadas de apoio cultural de instituição que fica fora da cidade e/ou do local em que se encontra sintonizado sua radio dentro de seus 12 ou 25 mega-hertz de freqüência. Os dois principais objetivos são colaborar com a comunidade prestando serviços a mesma, e evoluir dentro da comunidade, e a radio comunitária sobrevive de seus apoios culturais por leis da ANATEL.

Pode também uma radio difusora comunitária ser ajudada pela prefeitura da cidade por ser uma instituição que colabora com o desenvolvimento da cidade sem fins lucrativos, todavia a prefeitura só pode ajudar, não pode comandar uma radio assim em hipótese alguma, pois a radio poderia ser suspensa ou fechada de imediato por descumprimento de uma das mais importantes regras que impede a ligação de radio comunitária com instituição política por ter a possibilidade de 'favorecimento político'. O apoio do poder municipal é permitido por ser algo que vai ajudar a manter uma entidade sem fins lucrativos de interesse da população da cidade, que ajuda no desenvolvimento da cidade, e pelo fato de ser sem 'fins lucrativos' a ajuda do poder municipal é apenas doação.

O voluntario quando ingressa ao ambiente de programação seja dentro do prédio da radio comunitária, em estúdio de gravação, ou nas ruas, quando começa a prestar seus serviços devem ter ética, respeito, educação e comprometimento com o que faz e com a equipe com a qual esta trabalhando.

Mesmo que o serviço seja comunitário se deve fazer o melhor trabalho possível, pois há toda uma equipe de voluntários preparados e em fase de preparação que se dedicam fielmente e conscientemente a ajudar a comunidade em que vivem todos os radio-ouvintes e prestam seus serviços e tempo para ajudar a radio comunitária a permanecer no ar.

A radio comunitária Sant'Ana foi fundada em 1 de Dezembro de 2002 e já ofereceu para a cidade muitos programas excelentes. Hoje temos no ar três dos cinco programas que alcançaram uma audiência incrível e mantém ate hoje, que são eles, o terço das 7 horas que fazia sucesso como e junto com o terço da misericórdia das 15 horas, o terço iniciou entre 2003 e 2004. Outro grande sucesso que também tem historia é o Brasil Sertanejo, sucesso ate hoje. E outro programa que também alcançou esta audiência fantástica estreando em 2007 ate 2011 e retornando em 2016 sempre com bons números esta nosso polemico porem querido ROSEIRA ENTRETENIMENTO, que leva a voz da população nas ondas do Radio. Mas como não citar o programa CANTINHO DA SAUDADE que foi apresentado por seu Ranulfo com as canções da velha guarda e belas historias e uma super audiência que a programação tinha mesmo no horário arriscado das 22 horas. E como não citar o santo Terço da misericórdia TUDO PODE SER MUDADO nas noites de quinta, que atendia pedidos de oração que eram feitos por telefone e que através do radio se podia ouvir no fundo o som do telefone que não parava de tocar.

Alem destes cinco sucessos de maiores audiências houve muitos outros programas ótimos que também se destacaram, como o NAS ONDAS DO SUCESSO 1 de musicas sertanejas do Erick, o NAS ONDAS DO SUCESSO 2 de pedidos de musicas em geral que foi um grande sucesso apresentado por jovens promissores, o SANTANA CIDADE que era o jornal da radio e o DE BEM COM A VIDA ambos apresentados pelo Gardel, o programa de esportes feito pelo nosso polemico amigo Euri Benevento, e que tal o programa JOVEM GUARDA? apresentado por Carlinhos Almeida, e o programa DE ANTENA LIGADA feito por jovens estudantes de Guaratinguetá que aqui estavam para contribuir com a radio de Roseira, entravam no ar aos sábados de tardes das três as cinco da tarde, bons amigos dos bastidores, pois as cinco da tarde deixavam o espaço para Patrick Correa e Tiago Ribeiro iniciarem o sucesso que ate hoje vai ao ar com uma das maiores audiências da historia da radio ate hoje e leva o nome de ROSEIRA ENTRETENIMENTO.

Hoje paramos e olhamos a historia da radio, da equipe e tudo o que fez por Roseira e passamos a entender a grande importância que tem uma radio comunitária na vida da população. Vemos quanta gente passou aqui e fez historia, outros que seguem fazendo historiam, e muitas outras pessoas que ainda estarão escrevendo historia conosco.

Temos hoje os sucessos citados Terço das 7 horas, Brasil Sertanejo e Roseira Entretenimento, porem muitos outros ótimos programas como o programa Poemas de uma Vida do Altamir, o programa do Chagas, são programações que já estão bom período na radio com seu publico, e começando agora e com tudo para se sair bem o programa Rock n' Roses.

Para aqueles que sempre gostaram da nossa radio difusora mas não tem tanto tempo pra ouvir seu aparelho de radio podem ficar tranqüilos, pois há um projeto simples que no futuro não distante levaria a programação da radio SANT'ANA para qualquer lugar através da web.

A radio de Roseira nasceu de um sonho do seu fundador, o pároco de Roseira aquela época tao conhecido e querido em Roseira, que foi através de Padre Nélson F.L. Que fez do seu sonho de fundar em ROSEIRA uma radio passar de sonho em projeto real em 1999, ate em fim ser, em 2002, realidade. Este sonho se tornou realidade e vive ate hoje fazendo parte da nossa cidade e da historia de muitos roseirenses.

A radio SANT'ANA respeita todas as ideologias, religião e regras que devemos seguir, e se esta no ar ate hoje e com certeza continuara por muitos anos, é porque amamos nossa radio, porque somos uma equipe preparada que sempre fortalece este lasso entre apresentadores-e-ouvintes, e também e de muita importância porque acreditamos em tornar ROSEIRA um lugar melhor e mais dinâmico através da comunicação, comprometimento e com todo o carinho que temos para com nossos fieis ouvintes.

104,9 FM

RADIO COMUNITARIA SANT'ANA, A VIDA EM COMUNICACAO

Equipe 104,9 FM de Roseira / Associação comunitária de comunicação e cultura Sant'Ana / Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora